O que é o Consórcio?
Veículo 0 km
25/05/2017

O que é o Consórcio?

 

Consórcio é uma modalidade de compra programada, uma forma de poupança por meio de autofinanciamento. No Consórcio, grupos de pessoas se unem com um objetivo em comum: adquirir bens móveis (como automóveis, caminhões, motocicletas, aeronaves, entre outros), imóveis ou serviços ou conjunto de serviços (viagens, tratamentos cirúrgicos, festas comemorativas, entre outros).

O sistema brasileiro de consórcios pode ser utilizado por pessoas acima de 18 anos de idade e se constitui em uma opção sem comparativos em relação a todas as demais modalidades de financiamento disponíveis no mercado.

Entenda, de forma resumida, como funciona o sistema Consórcio e como você pode se beneficiar dessa maneira simples, inteligente e econômica de comprar:

Formação do Grupo

Ao adquirir o consórcio, você se torna parte de um grupo de pessoas reunidas com o objetivo comum de adquirir um bem. Quem adquire um Consórcio, é chamado Consorciado.

Assembleia

Mensalmente, é realizada uma assembleia do consórcio. Ou seja, o momento em que se definem os participantes selecionados para as contemplações do mês.

A contemplação, confirmada após observados os critérios estabelecidos em regulamento e contrato, dará direito ao participante a receber o valor do crédito subscrito na cota para adquirir o bem objetivado.

A seleção dos participantes para as contemplações mensais é feita através de dois critérios, devidamente definidos no regulamento e contrato: sorteio, ou oferta de lance proposto pelo participante.

A pontualidade de pagamento das parcelas mensais, até a data do vencimento, é condição básica para a participação em cada uma das assembleias.

Sorteio

O sorteio para definição das cotas contempladas é realizado com o uso de bolas numeradas, alojadas em globos, que extraídas uma a uma formam um número denominado pedra-chave.

A pedra-chave sorteada indicará o selecionado para contemplação por sorteio.

 Lances

O outro critério utilizado para definir as contemplações é o LANCE - assim chamado o adiantamento de parcelas proposto pelos clientes interessados. A cada assembleia, os consorciados têm a oportunidade de oferecer um adiantamento de parcelas. O consorciado que oferecer o maior lance (sempre calculado em valor percentual do crédito pretendido) poderá ser contemplado. Os critérios para oferta, desempate de lances e, consequentemente, seleção do contemplado são definidos em contrato.

Os tipos mais comuns de lance são:

Lance Livre: contempla o consorciado que oferecer o maior percentual de parcelas antecipadas;

Lance Fixo: contempla o consorciado que formalizar a oferta de um percentual fixo de seu crédito (que é definido em contrato). Ocorrendo a oferta de mais de um Lance Fixo na mesma assembleia, o selecionado para contemplação será definido pela pedra-chave do sorteio.

 Contemplação

A contemplação por Sorteio ou Lance dá ao consorciado ativo o direito à utilização do crédito, após a análise e aprovação das garantias exigidas.

Conheça nossas cartas de consórcio São Roque, Itapetininga e Itapeva aqui >>>  ACESSO

Comentários

Últimos posts